
A partir desta semana, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) se tornou obrigatória para todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul. A medida segue uma legislação nacional e busca modernizar a documentação fiscal no campo. Mas, para quem vive longe dos centros urbanos e ainda enfrenta dificuldades com acesso à internet e capacitação digital, essa nova regra pode virar um problema e não solução.
Foi pensando nisso que o vereador Thiago Freitas reuniu lideranças do setor rural, sindicatos, escritórios de remate e representantes do poder público para construir um caminho mais justo e viável para essa transição. A reunião contou com a presença da Cotrisul, Emater, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, escritórios de remates e demais vereadores.
Como resultado, foi criada uma frente de trabalho com o compromisso de:
A ação mostra mais uma vez que quando o campo se une, colhe soluções. A luta por uma assistência técnica decente, internet no campo e ferramentas acessíveis segue como uma das prioridades do mandato do Thiago, que acredita que desenvolvimento rural só existe com justiça e inclusão.
📍 Levanta, Guri! É hora de plantar direitos e colher dignidade.