Vale-Feira: uma política pública que gera renda no campo e economia na cidade

O mandato do vereador Thiago Freitas (PSB) está empenhado em tirar do papel uma proposta que pode transformar a economia local de Caçapava do Sul: o Vale-Feira também chamado de Vale-Criativo.

A ideia é simples, mas poderosa: criar um benefício mensal em forma de vale-alimentação para servidores públicos municipais comprarem diretamente dos agricultores familiares, artesãos e produtores de geoprodutos locais.Além de valorizar quem trabalha e produz em Caçapava, a política tem potencial de aquecer a economia, circular recursos na cidade e fortalecer a identidade cultural e alimentar do município.


Hoje, muitas famílias produzem e enfrentam dificuldade pra vender. Ao mesmo tempo, o servidor público sofre com salário defasado. O Vale-Feira une os dois lados e transforma o poder público em motor da economia local”, explica Thiago.


O projeto se inspira em experiências de sucesso em outros municípios, como Agudo, onde um vale de R$ 40 por mês gerou mais de meio milhão de reais por ano em circulação direta na agricultura familiar. Em Caçapava, com cerca de 1.000 servidores, o impacto pode ultrapassar R$ 480 mil por ano injetados na economia local.


O Vale-Feira também promove alimentação saudável, combate a pobreza rural e estimula a produção artesanal com identidade caçapavana em especial, os geoprodutos, que fazem parte da estratégia de desenvolvimento vinculada ao Projeto Geoparque Caçapava. A proposta se encontra em tramitação na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.